Eu, Robô

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Acho que meu gênero de livros preferido seria algo como “Estudos Sociais com Ficção Cientifica”. Uma vez que amo estudos sociais em geral e ficção cientifica em geral, e quando esses dois elementos estão juntos em uma só obra, fico totalmente encantada. Aconteceu anteriormente com ‘Guerra Mundial Z’ (um estudo social sobre os Zumbis) e agora com ‘Eu, Robô’ (um estudo social sobre os robôs). 

O que me envolve nesse gênero de “estudos sociais com ficção cientifica” é justamente a criatividade exigida para analisar psicologicamente e socialmente algo que não existiu. Pensar nos mais diversos aspectos para convencer o leitor, e o fazer imaginar que aquele mundo é real, uma vez que os mínimos detalhes foram levados em consideração. Quando se criava uma duvida na minha cabeça, nos próximos contos Sir Asimov a respondia.


Meu conto preferido é ’Mentiroso!’. É genial como o Asimov (em todos os contos, mas esse é especial) explora a 1ª Lei da Robótica e como ela envolve o psicológico dos robôs e dos humanos. Ah, as leis da robótica! Que sacada genial, transformar os robôs em algo bom, algo que convive com os humanos pacificamente e somente buscando o bem, ao invés de tentar dominar o mundo. Até quando as coisas parecem sair do controle, como quando o robô se esconde, há toda uma explicação genial e convincente, sempre respeitando todo o pensamento constituído durante o livro. 

Eu por amar ficção cientifica e nunca ter lido um dos maiores nomes do gênero, sentia um pouco de vergonha. Mas, corri atrás e valeu muito a pena. Isaac é genial, Max Brooks (Guerra Mundial Z) bebeu muito dessa fonte para fazer o estudos sociais de zumbis. Recomendo o livro até para quem não é muito fã do gênero, mas que gosta de boas histórias cheias de inteligência e sensibilidade.

0 comentários: