Apostas para o Oscar 2012

sábado, 25 de fevereiro de 2012



MELHOR FILME:
MEU VOTO: HUGO
ACADEMIA: O ARTISTA

Minha escolha para esse voto mudou várias vezes. Iniciou-se com ‘Meia-Noite em Paris’, mudou para ‘Os Descendentes’, foi para ‘Cavalo de Guerra’ e por ultimo chegou em ‘Hugo’. Temos uma ótima safra de indicados esse ano, que me fez analisar seriamente para aonde iria meu voto. Não estava fácil igual ano passado e ano retrasado. E ainda dizem que o cinema está meio decadente, ai está a prova que ainda temos muitos filmes bons, mesmo que muitas vezes adaptações de outras obras. 

Meu voto vai para Hugo, pois é uma homenagem a história do cinema, envolto a magia, a ficção cientifica, e com um leve tom Steampunk que eu tanto gosto. É um filme completo, um filme inesquecível, um filme emocionante. O Artista é muito bom, mas é totalmente overrated, tem cara de um daqueles filmes que cairá logo no esquecimento. Mas, como já abocanhou a maioria das premiações como melhor filme, é bem capaz de ganhar esta daqui também. Talvez O Artista traga para eles uma nostalgia que não traz a mim, Hugo me tocou muito mais e para mim, homenageia não só a história do cinema, mas toda magia envolvida nessa arte. 

MELHOR ATOR: 
MEU VOTO: JEAN DUJARDIN
ACADEMIA: GEORGE CLOONEY

Papagaiada pura essa categoria, quer ver? Para mim, nada mostra melhor o talento de um ator do que um filme aonde ele não possa se expressar por palavras. Tem que ter muito talento para conseguir transmitir emoção sem poder falar, ao menos na minha opinião. E Jean Dujardin consegue me encantar com suas caras e bocas, consegue passar tudo que o personagem precisa, me faz entrar na história de O Artista, alias, acho que os méritos de mim gostar do filme se devem mais a ele do que a direção, e o roteiro, não dá a impressão de que já viu aquilo antes? I singing in the rain... Mas muito provável o prêmio irá para George Clooney, em um papel que não exige muito dele, em um papel em que ele é totalmente imaginável e comum. Ele está ótimo sim, mas academia, REALLY? Até o Gary Oldman merece mais. Espero estar errada sobre a Academia dessa vez.

MELHOR ATOR COADJUVANTE:
MEU VOTO: MAX VON SYDOW
ACADEMIA: CHRISTOPHER PLUMMER

Tem algum prêmio dessa temporada que o Plummer não tenha levado? Acho que não. Adoro 'Begginers', ele realmente está ótimo, mas como eu disse anteriormente, nada demonstra melhor o talento de um ator, do que a ausência de palavras em seu personagem. Então, obviamente, meu voto vai para Max von Sydow, que está no lindo Tão Forte e Tão Perto me emocionando, sem palavras. Merece totalmente.



MELHOR ATRIZ: 
MEU VOTO: VIOLA DAVIS 
ACADEMIA: VIOLA DAVIS 

Sou grande fã da Viola Davis, e se tem algo em que ‘The Help’ é arrasador, é no seu elenco. No Globo de Ouro foi horrível a Maryl ter ganhado (sou muito fã dela, mas até ela mesma sabia que o prêmio era da Viola!) e espero que esse “erro” não se repita aqui, pois a Viola está maravilhosa em The Help. Claro que meu voto iria para Tilda Swinton por ‘We Need Talk About Kevin’, mas enfim, cadê? 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: 
MEU VOTO: OCTAVIA SPENCER 
ACADEMIA: OCTAVIA SPENCER 

Como já disse, o elenco de The Help é encantador. Devo revelar que gostei até da Emma Stone nesse filme, e olha que não engulo ela de jeito nenhum! Arrisco a dizer que a Octavia estava melhor até mesmo que a própria Viola, sua personagem é muito boa e ela conseguiu passar tudo que era necessário, e olha que devido a situação, isso não era uma tarefa fácil. Bérenice Bejo não me encantou em O Artista, fora aquela dança, a personagem dela não me agradou, acho que não exigiu muito dela e outra, odeio essas jogadinhas para tentar arrecadar premio. Aonde que ela é coadjuvante naquele filme? 



MELHOR ANIMAÇÃO: 
MEU VOTO: RANGO 
ACADEMIA: RANGO 

Ai querida Pixar, sabia que o único filme que eu nunca assisti e não tenho a mínima vontade de assistir é Carros, e ai vocês pegam e fazem uma continuação dele? Pelo jeito não é só eu que aquele filme não agrada, triste não ver a Pixar por aqui. Mas triste ainda não ver Tintim, mas minha rage sobre o assunto já rodou os quatro cantos do mundo, irei me conter. No mais, Rango é muito bom, é fofo, é bem feito... uma animação Western, muito amor! 

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: 
MEU VOTO: MEIA-NOITE EM PARIS 
ACADEMIA: MEIA-NOITE EM PARIS 

O roteiro de Meia-Noite em Paris é genial. A história do filme é daquelas que te deixa bobo o tempo todo durante o filme, e após, rende boas horas de reflexão (ao menos para mim rendeu). A história é criativa e inteligentíssima, e acredito muito que a academia irá reconhecer isso. Porém, nem tudo é perfeito. Essa categoria em particular nos últimos anos me revelou filmes surpreendentemente bons, e fico triste de ver ‘Operação Madrinha de Casamento’ aqui. É uma comédia muito legal e tudo mais, mas se era para colocar uma comédia, que colocasse o maravilhoso ‘The Guard’, que é muito mais inteligente e me rendeu muito mais risadas. O filme merecia esse reconhecimento. Não vou nem comentar a falta de ‘A Pele que Hábito’... 



MELHOR ROTEIRO ADAPTADO 
MEU VOTO: HUGO 
ACADEMIA: OS DESCENDENTES 

Os Descendentes é muito bom, eu fiquei totalmente presa pela história quando assistia, adoro quando pegam um assunto dramático e o deixam agradável e leve para assistir, então não reclamo muito de a academia dar esse prêmio ao seus roteiristas. Porém, não abro mão do meu voto ao Hugo, que é uma obra prima e sabe explorar muito bem todas as ferramentas disponíveis hoje para fazer um bom filme, o que para mim caracteriza uma boa adaptação de uma história para uma media diferente. Mas, Tudo Pelo Poder, sério? Eu gostei do filme, mas é tão mais do mesmo né? 

MELHOR DIRETOR 
MEU VOTO: MARTIN SCORSESE 
ACADEMIA: O ARTISTA 

Na boa, não faço a mínima ideia de para quem a academia vai dar esse prêmio. Deixar de dar para os grandes nomes americanos e dar para um diretor francês é difícil, mas do jeito que o barco está indo, acredito que acabe desse modo. Mas Scorsese fez uma obra prima e ponto. 



TRILHA SONORA ORIGINAL: 
MEU VOTO: AS AVENTURAS DE TINTIM 
ACADEMIA: O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS 

Mais uma vez sem a menor ideia de o que a academia vai escolher. Mas do modo que a trilha de Alberto Iglesias está sendo elogiada (e realmente é maravilhosa!), acho que será essa a escolha. Fiquei em duvida entre ela e a de ‘O Artista’. Mas o meu voto foi fácil. Não, não é um prêmio de consolação para Tintim que deveria estar em mais categorias. E sim porque a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa, após assistir Tintim, foi baixar sua trilha. John Williams é gênio! 

FOTOGRAFIA e DIREÇÃO DE ARTE 
MEU VOTO: CAVALO DE GUERRA 
ACADEMIA: HUGO 

Acho que o prêmio vai para Hugo merecidamente, a fotografia é maravilhosa, mas na minha opinião, nada supera a beleza de ‘Cavalo de Guerra’. 



E O OSCAR DEVE IR PARA... 

Maquiagem: Albert Noobs 
Canção Original: Man or Muppet (Americanos amam Muppets!) 
Figurino: W.E. (Mas torcendo por Hugo!) 
Documentário: Hell and Back Again (Desculpa ae Oscar, mas os indicados a melhor documentário do Critics' Choice Awards estavam bem melhores!) 
Documentário (Curta Metragem): God is the Bigger Elvis (Quero muito assistir, infelizmente não achei!) 
Melhor filme em língua estrangeira: A Separação 
Edição de Som: Drive 
Mixagem de Som: Cavalo de Guerra 
Efeitos Visuais: Hugo
Filme Curta e Animação Curta como não assisti nada e não sei de nada, prefiro não me pronunciar. 

0 comentários: