A Educação - Introdução

domingo, 28 de agosto de 2011




Educação é direito de todos.  Mas nós sabemos que nos país em que vivemos, está tudo errado.  Dês de que iniciamos nossa vida escolar, por volta dos 6 anos de idades, somos colocados em um sistema de ensino que não procura nos preparar para um futuro onde seremos doutores, onde seremos algo na vida. Mas sim, em um sistema que procura apenas nos ensinar o básico para sermos um bom servente á elite dominante. Somos arrastados pelo Ensino Fundamental I, onde pouco importa se você aprendeu a ler ou escrever nos primeiros anos, você não irá repetir mesmo.  Depois somos jogados no Ensino Fundamental II, onde aprendemos o que já deveríamos ter aprendido a tempos, coisas básicas, como conjugar um verbo. E por ultimo, vem o Ensino Médio, onde ficamos cheios de aulas vagas, pois os professores desmotivados não vem dar aula. Onde você, mesmo que tivesse algum sonho, acaba tomando conta da realidade e acaba desistindo de tudo.

Felizmente, essa não foi a minha realidade. Mas é fato que é a realidade da maioria das pessoas em nossa volta. Presas em um sistema burro imposto pelos nossos governantes, as  pessoas continuam um ciclo que parece não ter mais fim. 





Enquanto em países como EUA a pessoa nasce com direito a uma vaga na faculdade (claro, se quiser uma das melhores deverá fazer por merecer, mas mesmo que você não entre em uma boa, você conseguirá por direito vaga em alguma), aqui os ricos estudam para passar nas faculdades publicas. E nós que não temos a mesma condição,  ou nos matamos de estudar para ter ao menos uma chance de passar em uma publica, ou nos matamos de trabalhar para pagar uma particular.

Um sistema educacional que não importa as notas que você tirou em toda sua vida, não importa seus méritos escolares, e sim sua nota em apenas uma única prova: O vestibular. Ou melhor, são duas , pois atualmente uma outra prova que era para ser um instrumento de avaliação tomou proporção de vestibular: O ENEM.
Como ter forças para seguir adiante, se somos diariamente levados a desacreditar em nós mesmos por esse ciclo que está imposto na sociedade? Farei uma série de textos expressando a minha opinião e meus estudos sobre o assunto. Espero que gostem, pois é um tema que deve ser debatido e pensando.


0 comentários: