Captain Phillips (2013)

terça-feira, 7 de janeiro de 2014




Primeiro filme que assisti em 2014. Na minha tentativa anual de assistir os filmes indicados as grandes premiações. Este esta indicado a 5 das que já anunciaram seus indicados, e com certeza estará no Oscar. Já conta com indicações como melhor ator, melhor ator coadjuvante e melhor roteiro adaptado.

Eu achei o filme MUITO tenso. Como a ação não demora a começar, já percebi que ficaria agoniada por todo o filme. E realmente isso acontece, uma vez que se inicia a tensão, não para mais.

Por ser uma história real tem um grande apelo, e seu roteiro é muito bom. Um dialogo que gostei muito foi quando um dos piratas diz que sequestrou um navio que lhe rendeu milhões, e o Capitão Phillips o pergunta porque então estava ali tentando conseguir mais dinheiro


São diálogos como esse que permitem uma profunda reflexão sobre a situação retratada no filme. Essa reflexão não é imposta no filme, que é bem mais ação do que uma analise social, mas essas pequenas "tiradas" do filme dão suporte para pensar na situação e na dicotomia EUA x Somália. 

O filme permite uma profunda reflexão, sem deixar a ação de lado, agradando assim tanto quem quer um filme "mais agitado", tanto quem quer um filme "sério" e para pensar. A junção dessas duas opções, e mais elementos como a incrível direção, edição e atuações, faz de Capitão Phillips um ótimo filme.

0 comentários: