Apostas para o Oscar 2013

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013



MELHOR FILME:
MEU VOTO:  INDOMÁVEL SONHADORA
ACADEMIA:  ARGO
Imprevisível é uma palavra que não combina com o Oscar. Mas , esse ano podemos dizer que está difícil de prever para aonde irá a estatueta de melhor filme da academia. Seria fácil dizer que iria para Argo, que levou todas as outras premiações. Porém, com a ausência de Ben Affleck na categoria de melhor diretor, foi lançada uma grande duvida, uma vez que é raro um filme ganhar melhor filme e não ter sequer seu diretor indicado. Será que academia irá preferir dar o premio para Lincoln? Eu acredito (e espero) que não. Argo irá levar, e um amargo Ben Affleck irá dar alfinetadas na academia. 

Mas, na minha escolha pessoal, Argo seria somente segunda opção. Eu fui encantada por 'Indomável Sonhadora'. O filme mostra uma bela relação pai/filha, com a pequena protagonista aprendendo a enfrentar os perigos da vida, e a partir dela vemos a a inocência e mente sonhadora de uma criança. O filme mistura uma realidade brutal e elementos de fantasia, em um ótimo ritmo. Quvenzhané Wallis com seus 9 anos dá um show de atuação, e para mim o filme é impecável em todos os sentidos, ao contrário de Argo que peca por não ter um bom ator para seu protagonista. As chances de Indomável Sonhadora levar o premio são praticamente nulas, mas o meu Oscar o filme ganhou.




MELHOR ATOR: 
MEU VOTO: HUGH JACKMAN
ACADEMIA: DANIEL DAY-LEWIS
As categorias de atuação esse ano estão muito acirradas e cheias de ótimos candidatos. Nessa categoria temos Bradley Cooper, que surpreendeu a todos com sua atuação em 'O Lado Bom da Vida', Denzel Washington pousando um avião bêbado e drogado e Joaquin Phoenix INCRÍVEL e fazendo um trabalho de atuação louvável em The Master. Mas, acho que a academia dará para Daniel Day-Lewis, que encarna totalmente Lincoln e toda a importância que há no personagem. Mas para mim, Hugh Jackmam ultrapassou todas as expectativas atuando e cantando maravilhosamente bem em Les Miserables. Eu nem o reconheci na cena inicial! Pena pro Joaquin, concorrendo com esses "monstros", já que ele merecia e muito também.

MELHOR ATOR COADJUVANTE:
MEU VOTO: CHRISTOPHER WALTZ
ACADEMIA: TOMMY LEE JONES
Vou confessar uma coisa: Eu passei o filme todo achando que o personagem que Tommy Lee Jones interpreta em Lincoln na verdade estava sendo interpretado por Timothy Hutton. Não sei se mais alguém teve essa impressão, mas me lembrou muito. No mais, nessa categoria com todos seus indicados já oscarizados, acho que dará o próprio Tommy Lee Jones. Mas para mim, Christopher Waltz merecia pelo seu dentista alemão de Django.



MELHOR ATRIZ: 
MEU VOTO: EMMANUELLE RIVA
ACADEMIA: JESSICA CHASTAIN
Outra categoria que gera duvidas sobre quem irá ganhar: irá ser Jessica Chastain ou Jennifer Lawrence? Eu realmente não faço a menor ideia, mas estou contando que a academia dê para Jessica Chastain, embora a ache totalmente sem sal e ache a interpretação de Jennifer bem melhor. Mas quem para mim mais merece e disparado (está em um nível muito acima de qualquer uma das outras concorrentes) é Emmanuelle Riva que destrói em 'Amor'. Seria uma grata surpresa a ver ganhar, mas só dela ter sido indicada já estou feliz. Senti falta de Rachel Weisz indicada por Deep Dark Sea Blue, merecia mais que a Naomi Watts.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: 
MEU VOTO: ANNE HATHAWAY
ACADEMIA: ANNE HATHAWAY 
Nessa categoria não há duvidas sobre quem merece e quem irá ganhar. Anne Hathaway é disparada a preferida por seu belissimo trabalho em Les Mis. Também gostei muito do papel de Helen Hunt em 'The Sessions', o papel não exigiu muito da sua atuação, mas exigiu muito dela como atriz. Mereceu muito a indicação, embora ela seja protagonista do filme. As outras três tem nome, mas acho que não mostram tanto assim em seus papéis, e até duvido do merecimento da indicação de Jacki Weaver (que é ótima no MARAVILHO Animal Kindgom). 





MELHOR ROTEIRO ORIGINAL: 
MEU VOTO:  MOONRISE KINDGOM
ACADEMIA: A HORA MAIS ESCURA
Senti muita falta de Moonrise Kindgom na categoria de melhor filme. É um filme impecável, encantador e visualmente muito bonito. Ao menos ganhou aqui a indicação de melhor roteiro original. Mas concorrendo com um roteiro arrasador como tem Amor, é impossível ganhar. Pena que a acadêmia não dará para nenhum, nem outro, e sim para Mark Boal novamente por um trabalho com a Bigelow.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO 
MEU VOTO: INDOMÁVEL SONHADORA
ACADEMIA: ARGO
Argo tem uma história muito boa, que foi muito bem transcrita para o cinema, merece e provavelmente irá levar o prêmio. Mas Indomável Sonhadora consegue ter uma história com uma grande carga dramática e não ser um dramalhão chato, conseguiu ter o tom certo para ser um filme encantador.

MELHOR DIRETOR 
MEU VOTO: BEHN ZEITLIN
ACADEMIA: STEVEN SPIELBERG
Já está comprovado que fui conquistada por Indomável Sonhadora, e para mim merece sim melhor direção. Primeiro longa metragem do diretor e ele consegue dar um ritmo muito bom para a história, conciliar os elementos fantásticos com a realidade exigida pela história e ainda dirige a força da natureza que é a Quvenzhané. Mas a Academia já não indicou o Ben Affleck (que na minha opinião merecia mais até que o Behn) porque quer dar o prêmio para o Spielberg, então que seja Spielberg.



E O OSCAR DEVE IR PARA ...


Melhor filme em lingua estrangeira: Amor (e tem como outro ganhar de um que está concorrendo a melhor filme?)
Melhor longa animado: Valente (Não tem a melhor história da Pixar, mas é visualmente impecável)
Melhor canção original: Skyfall (Todos amam Adele!)
Melhor trilha sonora original: Lincoln (Afinal, é John Williams!)
Melhores efeitos visuais: As Aventuras de Pi (Prometheus foi indicado e Batman não, risos!)
Melhor maquiagem: Hobbit (embora Les Mis fizeram Hugh Jackman não parecer Hugh Jackman no começo).
Melhor fotografia: Django Livre (Westen com cenários incríveis)
Melhor figurino:  Os Miseráveis (Os dois filmes ridículos da Branca de Neve indicados :o)
Melhor direção de arte: As Aventuras de PI (Sono com os enquadramentos de Lincoln)
Melhor documentário: A Guerra Invisível (não assisti ainda, mas é a história que mais me chamou atenção)
Melhor documentário de curta-metragem: Mondays at Racine (também não assisti, história dentre os indicados que mais me agradou)
Melhor montagem: Argo (Você já sabe o que vai acontecer, mas o filme é tão bem montado e dirigido que te deixa tenso!)
Melhor curta: Curfew (Não consegui achar nenhum para assistir, e olha que os 5 indicados tem sinopses MUITO boas, foi difícil escolher só por elas.)
Melhor curta animado: Head over Heels (Assisti todos, e fiquei totalmente encatada por Head over Heels, embora ache que a academia vai dar para Paperman - que eu gostaria mais se não me lembrasse o curta 'Sinais).
Melhor edição de som - Django Livre 
Melhor mixagem de som - Lincoln


0 comentários: